• Sobre nós

O que nos motiva

Na economia mundial atual consome-se muito devido a produção em massa. Esta enorme demanda de materiais para a produção de produtos e embalagens não conseguirá ser atendida em um longo prazo pelas matérias-primas não renováveis. Para isso surgem soluções e tecnologias que apoiam o ideal da economia circular. Neste caso, os materiais podem ser recuperados em processos de reciclagem ou podem ser produzidos com a utilização de matérias-primas renováveis. Quando falamos da reciclagem de metáis, estas tecnologias já estão disponíveis em grande quantidade e a economia circular já é preferida, porém para embalagens plásticas, materiais de construção e produtos têxteis, as tecnologias e soluções já existentes no mercado não dão conta de trabalhar com a enorme demanda de resíduos gerados.

A economia circular em resumo: Vemos as matérias-primas do futuro nos resíduos plásticos.

Construindo um mercado circular de matérias-primas

A equipe da RITTEC trabalha com o objetivo de criar conceitos tecnológicos, a fim de fechar o ciclo da economia circular e assim conseguir reinserir os recursos pós-consumo e pós-produção no mercado.

Fatores chaves:

  • Eficiência econômica e ecológica
  • Despertar o interesse social pela economia circular
  • Prover uma matéria-prima secundária de excelente qualidade

No desenvolvemento de nossas tecnologias, sempre buscamos em primeiro plano uma eficiência ecológica e econômica, além de uma excelente qualidade da matéria-prima secundária recuperada. Os países subdesenvolvidos e/ou em desenvolvimento serão ajudados com as nossas tecnologias, com a finalidade de desenvolverem um pensamento mais sustentável. Proprietários de marcas, empresas de reciclagem e fabricantes de PET recebem de nossas mãos a solução para suas embalagens PET de alta qualidade.

Nossa equipe

As pessoas por trás do sucesso da RITTEC Umwelttechnik GmbH:

Nós temos um compromisso diário com uma nova visão de economia circular.

A nossa equipe é composta por pessoas qualificadas de diferentes áreas: nós somos interdisciplinares, qualificados, experientes e temos um olhar diferente para o problema em questão. Nós possuímos não somente o conhecimento técnico, mas também a habilidade de cooperar e trabalhar juntamente com parceiros e clientes. O objetivo principal da RITTEC e de suas tecnologias é proporcionar uma solução ao mercado de embalagens e têxtil para ajudar a construir um presente e um futuro melhor.

Desde a nossa fundação, crescemos de forma contínua até os dias de hoje. Com o objetivo de ajudar a fechar o ciclo da economia circular, o nosso ramo de negócios é bem vasto e apresenta diversas oportunidades. As nossas parcerias com centros de pesquisa nos proporciona um know-how sobre novos mercados e novos possíveis parceiros que juntos queiram fazer um mundo melhor. As nossas portas sempre estarão abertas para pessoas, empresas e centros de pesquisa que estiverem interessados em ajudar a conquistar um ideal maior: Apoiar a economia circular no mundo.

História

12/ 2020

Empresa premiada pelo Next Economy Award 2021

A start-up RITTEC Umwelttechnik GmbH recebeu o prêmio Next Economy Award 2021 como parte do German Sustainability Award.

10/2020

Patente aceita internacionalmente

O Instituto Europeu de Patentes confirma o pedido internacional de patente para a despolimerização contínua na sua competência de órgão examinador.

03/2020

Produção de novos materiais de PET a partir dos monômeros reciclados

Em cooperação com um fabricante líder de PET no mercado, foi possível produzir um novo PET a partir dos monômeros recuperados em nossos processos de reciclagem.

01/2020

Início do projeto de pesquisa revolTEX®

O Ministério da Economia do estado da Baixa Saxônia entrega a notificação de financiamento para o projeto de pesquisa „revolTEX®“, no qual a reciclagem de tecidos e fibras têxteis de poliéster será testada com a tecnologia já existente „revolPET®“. Os parceiros deste projeto são o Instituto de Engenharia Química e Processos Térmicos (ICTV, TU Braunschweig) e o Instituto de Química Técnica (ITC, TU Clausthal).

10/2019

Inauguração de nossa planta piloto

A empresa RITTEC inaugura seu centro técnico e sua planta piloto na presença de patrocinadores, acionistas e principais representantes acadêmicos e dos ministérios de Berlim e Hanover.

09/2019

Entrega da extrusora duplo parafuso

A empresa e parceira Leistritz Extrusionstechnik GmbH entrega a extrusora duplo parafuso no local do futuro centro técnico.

03/2019

Estabelecimento de um conselho consultivo de acionistas

A empresa decide constituir um conselho como órgão consultivo e de apoio onde Klaus Wolff é eleito o presidente.

12/2018

Início da construção da planta piloto

Pedido de uma extrusora duplo parafuso para a montagem e construção de nossa própria planta piloto.

09/2018

Empresa premiada pelo Innovationspreis Niedersachsen 2018, categoria Economia

O Ministro da Economia da Baixa Saxônia, Dr. Bernd Althusmann, homenageia a empresa RITTEC Umwelttechnik com o Prêmio de Inovação da Baixa Saxônia 2018.

08/2018

Primeira patente

Registro da patente para a despolimerização contínua com extrusora duplo parafuso no Departamento Alemão de Patentes e Marcas (Deutschen Patent- und Markenamt).

07/2018

Avanço nos experimentos de modo contínuo para a despolimerização

Na planta piloto do fabricante da extrusora Leistritz, são realizados mais testes de despolimerização contínua de PET. O tempo de reação é reduzido para menos de 2 minutos com uma conversão de mais de 95% de PET em seus respectivos monômeros.

05/2018

Descoberta de uma tecnologia contínua de despolimerização de PET

A despolimerização contínua do PET em uma extrusora é bem-sucedida. O tempo de reação é reduzido de aproximadamente 45 minutos no reator em batelada para 4 minutos na extrusora (processo contínuo).

05/2018

Participação na feira de negócios IFAT

RITTEC apresenta o projeto de pesquisa "revolPET" na feira de negócios IFAT em Munique.

10/2017

Início dos projetos de pesquisa

Início do trabalho de pesquisa para o desenvolvimento da despolimerização contínua do PET.

08/2017

Participação das empresas NCapital e Business Angels

Para garantir o projeto de pesquisa, as empresas NCapital e Business Angels apoiam e patrocinam a empresa RITTEC Umwelttechnik.

02/2017

Fundação da RITTEC Umwelttechnik GmbH

Para a realização do projeto de pesquisa "revolPET - Desenvolvimento de uma despolimerização contínua do PET", Carsten Eichert fundou a empresa RITTEC Umwelttechnik GmbH juntamente com Klaus Wolff.

12/2016

Sugestão do BMBF

O BMBF recomenda o trabalho de pesquisa e desenvolvimento de uma despolimerização contínua de PET para financiamento.

08/2016

Pedido de financiamento para o desenvolvimento de uma tecnologia contínua de despolimerização de PET

Juntamente com o Instituto de Engenharia Química e Processos Térmicos (ICTV) da TU Braunschweig, Carsten Eichert apresentou um pedido de financiamento para o desenvolvimento de uma tecnologia de despolimerização contínua de PET.