Resíduos de PET no Brasil

Cerca de 80 milhões de toneladas de PET são produzidas em todo o mundo anualmente e são utilizadas por pouco tempo. Só no Brasil, mais de 2,4 milhões de toneladas de plástico acabam em aterros sanitários ou descartadas irregularmente no meio ambiente a cada ano. A reciclagem mecânica de plásticos não oferece uma solução economicamente viável para todos estes resíduos pelos seguintes motivos: Contaminação; Uso de materiais multicamadas; Embalagens coloridas e/ou opacas.

Do ponto de vista ecológico e econômico, a reciclagem do PET é uma necessidade urgente. Se continuarmos efetuando o modelo de economia linear nos próximos anos, em 2050, um quinto do petróleo bruto seria utilizado apenas para produzir plástico.

Para o Brasil, há uma grande necessidade de uma solução circular de valor agregado robusta e economicamente viável para resíduos de PET no final da vida útil. Atualmente, apenas 3% dos resíduos plásticos são reciclados no Brasil. O projeto revolBRAS visa oferecer uma solução para este desafio. Inclui a coleta, triagem e processamento de resíduos PET com base na tecnologia revolPET®, incluindo a logística reversa necessária.

Uma economia circular para o Brasil

O conceito geral do projeto revolBRAS prevê o estabelecimento de estruturas para um sistema descentralizado de coleta e reciclagem que integra a tecnologia revolPET®. Em particular, as pessoas do setor informal do sistema brasileiro de eliminação de resíduos sólidos devem receber opções de renda adicionais e seguras.

O desenvolvimento de estruturas econômicas autossustentáveis ​​de coleta e reciclagem de resíduos plásticos contendo PET influenciarão positivamente a criação de novos empregos no país parceiro, o Brasil. Ao mesclar fluxos de material em um ponto de reciclagem central, um processo eficiente com volume suficiente pode ser estabelecido. A tecnologia revolPET® está no centro do processo. Seu objetivo é conservar recursos e minimizar a poluição ambiental.

Coletores de lixo recolhem lixo plástico reciclável
Cerca 90% de todos os reciclados são atualmente coletados pelo setor informal.

Os nossos parceiros do projeto

Os projetos são sempre bem-sucedidos quando parceiros competentes se reúnem por um mesmo ideal.

O projeto de pesquisa revolBRAS é financiado por meio da iniciativa Cliente II do Ministério Federal da Pesquisa e Educação. Os parceiros do projeto são a Universidade Técnica de Braunschweig com o Instituto de Engenharia Química e Processos Térmicos, o Instituto Fraunhofer de Tecnologia Química, a Source One GmbH e a Leistritz Extrusionstechnik GmbH. Os parceiros no Brasil são a Universidade de São Paulo, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e a empresa Weee.do Ltda.

Instituto de Engenharia Química e Processos Térmicos (ICTV), TU Braunschweig

Saiba mais

Fraunhofer (ICT) - Instituto de Tecnologias Químicas

Saiba mais

Source One GmbH

Saiba mais

Universidade de São Paulo (USP) - Campus São Carlos

Saiba mais

Universidade de São Paulo (USP) - Campus Ribeirão Preto

Saiba mais

Leistritz Extrusionstechnik GmbH

Saiba mais

Weee.do Ltda.

Saiba mais

Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AKH São Paulo)

Saiba mais