revolPET® Circularidade para os plásticos

Nós da RITTEC Umwelttechnik GmbH desenvolvemos uma nova tecnologia, revolPET®, para a reciclagem de plásticos PET em alta qualidade. Os resíduos de PET são decompostos em seus respectivos monômeros, que são então disponibilizados para a produção de um novo PET. Essa forma de recuperação dos monômeros garante que a matéria-prima seja totalmente preservada no sentido da economia circular, ou seja, o velho se torna novo.

Essa tecnologia foi desenvolvida como parte de um projeto de pesquisa e desenvolvimento financiado pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa (BMBF). Em estreita cooperação com o Instituto de Engenharia Química e Processos Térmicos (ICTV) da Universidade Técnica de Braunschweig, foi implementada uma abordagem completamente nova para a reciclagem.

Balanço ecológico positivo

A tecnologia revolPET® é extremamente eficiente e amiga do clima. A recuperação dos monômeros ácido tereftálico e monoetilenoglicol possibilita uma economia circular para plásticos contendo PET. Em comparação com a produção de petróleo bruto, mais de 45% das emissões de CO2 são economizadas no processo. A despolimerização contínua de polímeros PET é a base para uma solução de reciclagem economicamente autossustentável. Isso ajuda, em particular, a tornar as matérias-primas de redes complexas, como por exemplo a indústria alimentícia, reutilizáveis.

Tempo de processamento e reação bem curtos

Uma característica especial da tecnologia revolPET®, patenteada internacionalmente, é a despolimerização contínua do polímero de poliéster em seus componentes básicos ácido tereftálico e monoetilenoglicol. A base desta nova tecnologia é uma reação sólido-sólido em uma extrusora. O conceito de uso direto da energia liberada na reação (exotérmica) é excelente no nosso caso. Isso, por sua vez, acelera as reações subsequentes. O sistema autossustentável de reciclagem leva menos de um minuto para reagir. Durante esse tempo, mais de 95% do polímero PET é decomposto em seus respectivos monômeros.

As substâncias concomitantes também podem ser reaproveitadas

Uma grande vantagem do processo revolPET® é a tolerância a outros polímeros e/ou substâncias: eles não reagem no processo e são removidos e/ou separados para que posteriormente sejam processados em outros métodos de reciclagem. A tecnologia revolPET® é, portanto, capaz de separar PET seletivamente. Isso significa que os materiais brutos e recicláveis, que hoje em dia são destinados preferencialmente para a incineração ou aterro, ​​podem ser reaproveitados.

A extrusora é o coração da reciclagem de plásticos altamente eficiente da RITTEC

Os nossos parceiros do projeto

Um projeto de pesquisa sempre será bem sucedido, quando parceiros competentes se juntam por um ideal comum.

A tecnologia revolPET® é financiada pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa (BMBF) como parte da medida de financiamento “Plástico no Meio Ambiente”. Outros parceiros do projeto são a Universidade Técnica de Braunschweig com os Institutos de Engenharia Química e Processos Térmicos (ICTV), bem como de Máquinas-Ferramentas e Tecnologias de Manufatura (IWF), o Instituto Fraunhofer de Tecnologia Química (ICT), Reclay Systems GmbH, SCHILLER Apparatebau GmbH e VTU Engineering Deutschland GmbH.

Instituto de Engenharia Química e Processos Térmicos (ICTV), TU Braunschweig

Saiba mais

Instituto de Máquinas, Ferramentas e Tecnologias de Manufatura (IWF), TU Braunschweig

Saiba mais

Fraunhofer - Instituto de Técnologias Químicas (ICT)

Saiba mais

Reclay Materials GmbH

Saiba mais

VTU Engineering Deutschland GmbH

Saiba mais

Schiller Apparatebau GmbH

Saiba mais