• Parceiros

Parceiros

Junto com nossos parceiros, conseguimos atingir pré-requisitos para mudar os sistemas de reciclagem já existentes: Desenvolvemos tecnologias de reciclagem para um mundo em que vale a pena viver.

Instituto de Engenharia Química e Processos Térmicos (ICTV), Universidade Técnica de Braunschweig

O ICTV representa o campo da engenharia química e de processos térmicos no ensino, pesquisa e educação superior. Na área de ensino, o ICTV oferece matérias relacionadas com dinâmica dos fluidos e engenharia de processos químicos e térmicos. As atividades de pesquisa são divididas nos grupos de trabalho: Tecnologias de Produção Sustentável; Aparelhos Inovadores e Tecnologia Vegetal; Incrustação e Limpeza; Processos Biotecnológicos e Farmacêuticos; Tecnologia de Reação Farmacêutico-Química. Neste instituto são tratados problemas de engenharia básica e aspectos orientados à aplicação industrial.

Instituto de Máquinas, Ferramentas e Tecnologias de Manufatura (IWF) - Universidade Técnica de Braunschweig

O IWF é especializado em tecnologias de manufaturas, automação de processos e produção sustentável. Além disso também trabalham com engenheria de ciclo de vida de produtos e processos. Nesta vertente desenvolvem novos métodos e soluções para aumentar a eficiência energética e de recursos na produção, incluindo a implementação na prática industrial. Um dos focos é a criação de ferramentas e aplicativos inovadores para dar suporte ao projeto de novos produtos e processos com foco no ciclo de vida dos mesmos.

Fraunhofer - Instituto de Técnologias Químicas (ICT)

As atividades de pesquisa do Instituto Fraunhofer de Tecnologias Químicas (ICT) estão divididas nas seguintes áreas: Engenharia ambiental; Engenharia de polímeros; Eletroquímica aplicada; Materiais e sistemas energéticos. O Fraunhofer ICT possui experiência, desde 1959, nas áreas de engenharia ambiental e de processo, assim como pesquisa de materiais, gerenciamento de reciclagem, eficiência e análise de recursos. A expertise abrange desde a concepção de projetos, passando pelo desenvolvimento, caracterização e processamento de materiais, até a construção e operação de plantas piloto. Análise do ciclo de vida (LCA) e considerações de sustentabilidade também fazem parte de seu portfólio.

Instituto de Química Técnica (ITC), Universidade Técnica de Clausthal

O ramo de pesquisa no Instituto de Química Técnica lida principalmente com tópicos da química fina de polímeros, com aspectos de sustentabilidade, desempenhando um papel central para nós da RITTEC. Isso inclui, por exemplo, a modelagem detalhada de processos de polimerização com o objetivo de identificar parâmetros de processo ideais para a produção de polímeros. Outros tópicos importantes são: Membranas de eletrólitos poliméricos, de grande importância para o fornecimento sustentável de energia; Uso de CO2 supercrítico como meio de reação e processo. Além disso, tratam da síntese de fluoropolímeros em condições tecnicamente relevantes, bem como sua caracterização e aplicações industriais.

Universidade de São Paulo (USP) - Campus São Carlos

A Universidade de São Paulo, fundada em 1934, é uma das universidades mais importantes do Brasil. Como parte do projeto revolBRAS, o grupo de pesquisa do Prof. Aldo Ometto (localizado em São Carlos) irá revisar e validar os efeitos da integração da tecnologia revolPET® nos conceitos de coleta e reciclagem de PET no Brasil. O foco está nos efeitos sociais e econômicos do projeto para as partes interessadas ao longo de toda a cadeia de valor. Além disso, haverá uma avaliação de diferentes conceitos de implantação, bem como de estruturas de coleta e destinação de resíduos em diferentes regiões do Brasil.

Universidade de São Paulo (USP) - Campus Ribeirão Preto

O grupo de pesquisa da Prof. Perla Rebehy (localizado em Ribeirão Preto) realizará pesquisas na área de gestão ambiental e financeira. Este grupo possui ampla experiência na bolsa de valores sociais e no desenvolvimento de modelos de negócios BoP (Base da Pirâmide) socialmente orientados no campo de gestão de resíduos, que também incluem estruturas informais. O grupo fornecerá informações e suporte para a avaliação de diferentes conceitos de implantação, além de registrar e analisar diferentes estruturas de coleta e destinação de resíduos em diferentes regiões do Brasil.

Leistritz Extrusionstechnik GmbH

Conhecimento distinto em engenharia de máquinas e processos, novas tecnologias e um foco consistente na qualidade são o que tornam a Leistritz Extrusionstechnik GmbH tão bem-sucedida. Por mais de 80 anos, a empresa tem construído e fabricado extrusoras de duplo parafuso co-rotativas, além de sistemas de extrusão turnkey para a indústria de plásticos e o setor de ciências biológicas, incluindo aplicações farmacêuticas. A Leistritz Extrusionstechnik GmbH utilizará seu know-how para apoiar o monitoramento baseado em sensor do processo da despolimerização, bem como o scale-up do processo de extrusão.

Reclay Systems GmbH

A Reclay Group é uma empresa internacional provedora de serviços na área de reciclagem e gerenciamento de fluxos de materiais. O grupo de empresas de médio porte oferece suporte a mais de 3.000 clientes da indústria e comércio para alcançar seus objetivos ambientais e assumir sua responsabilidade estendida pelo ciclo de vida do produto. A Reclay Group desenvolve sistemas individuais de coleta e reciclagem para diferentes tipos de resíduos, como embalagens de vendas e transporte, e assessora empresas e governos na criação de sistemas de gerenciamento de resíduos. Além disso, o grupo controla o processamento e a reciclagem dos produtos reciclados e, assim, abastece a economia com importante matérias-primas secundárias.

Source One GmbH

A Source One é uma empresa focada em sustentabilidade e reaproveitamento de recursos. Os campos de atividade da Source One são divididos em três pilares: Serviços holísticos em todos os níveis da economia circular; Serviços de engenharia para o desenvolvimento, planeamento e implementação de sistemas de processamento de resíduos plásticos e sistemas de triagem de resíduos domésticos assim como a modernização dos sistemas já existentes; Ilustração do desenvolvimento individual e aquisição de matérias-primas secundárias. A empresa atua tanto nacional como internacionalmente. A Source One apoiará o desenvolvimento de conceitos de coleta e logística reversa no Brasil.

Weee.do Ltda.

A Weee.do é uma empresa de médio porte que coleta e recicla vários tipos de resíduos e comercializa os reciclados para uso posterior. O foco da empresa é o reaproveitamento e a reciclagem de resíduos elétricos e eletrônicos. Além disso, eles planejam, implementam e operam sistemas de destinação, coleta e processamento de todos os tipos de resíduos, principalmente aparelhos eletrônicos. Com sua expertise, a Weee.do implementará os conceitos de retorno de resíduos e logística reversa no projeto revolBRAS no Brasil.

VTU Engineering Deutschland GmbH

No projeto de desenvolvimento da tecnologia revolPET®, a VTU Engineering assume o planejamento e a documentação da planta piloto. Eles também contribuem com sua ampla experiência na avaliação e planejamento de componentes individuais do sistema. Isso se aplica em particular às unidades centrais, que são críticas para o sucesso geral do conceito da tecnologia desenvolvida.

Para mais informações sobre as competências da VTU Engineering, por favor cliquem no logo ao lado para acessar seu site.

Schiller Apparatebau GmbH

Como uma empresa de médio porte, a Schiller Apparatebau GmbH tem construído equipamentos para a indústria química, petroquímica e de engenharia de plantas produtivas desde 1972. Esta empresa é especializada no processamento de aços inoxidáveis (por exemplo níquel, cobre-níquel, alumínio, ligas à base de níquel como Monel, Inconel, Hastelloy e materiais especiais como titânio, tântalo e zircônio) resistentes à ferrugem, ácidos e ao calor. O projeto construtivo, os cálculos de resistência e as especificações técnicas são elaboradas de acordo com as normas nacionais e internacionais. A Schiller Apparatebau GmbH faz parte do SCHAUENBURG GROUP.

Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo)

A AHK São Paulo faz parte da rede global de câmaras de comércio alemãs no exterior com 140 localidades em 92 países. Por mais de 100 anos, apoiou cerca de 800 empresas membros em seus negócios internacionais como uma plataforma importante para o intercâmbio econômico bilateral. Devido aos seus muitos anos de experiência na área de pesquisa de mercado e desenvolvimento de negócios no Brasil, a AHK São Paulo é o parceiro ideal para a realização de um estudo de viabilidade econômica. Além disso, a AHK São Paulo estabelecerá e consolidará o contato com as partes interessadas do projeto revolBRAS.

TITK

A TITK é um dos principais institutos privados de pesquisa na área de polímeros funcionais e estruturais. A empresa tem desenvolvido matérias-primas inovadoras e processos de fabricação completos para componentes automotivos, embalagens, produtos médicos, têxteis e produtos de estilo de vida desde 1991, com um moderno parque tecnológico. A subsidiária Smartpolymer GmbH converte os resultados de seus próprios desenvolvimentos em produtos e tecnologias comercializáveis.

bluesign®

bluesign® é um sistema holístico que fornece soluções para empresas e indústrias para processar e fabricar produtos de forma sustentável. As ajudas e os serviços prestados são desenvolvidos com base em critérios estritos e proporcionam às empresas um apoio direcionado ao seu desenvolvimento sustentável. O sistema por trás do rótulo do produto garante o mais alto nível de segurança ao consumidor e garante assim que os produtos sejam fabricados com o uso responsável de recursos e o menor impacto possível ao meio ambiente.